O Ministério Público do Estado
do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Mauriti, determina uma
série de medidas para apurar a formação de filas e o desrespeito ao Estatuto do
Idoso em agência bancária do município. A recomendação foi definida a partir de
reclamações feitas em rede social, com fotos e informações que mostravam
idosos aguardando desde as 5 horas da manhã serem atendidos na agência do
Bradesco de Mauriti.
Entre as medidas estipuladas
pela Promotoria de Justiça de Mauriti estão a instauração de notícia de fato
com tramitação por 30 dias para apurar a situação, bem como o
encaminhamento da recomendação a todas as agências bancárias que fazem
atendimento ao público no município.
Além disso, o órgão
ministerial determina que o Bradesco informe, por inscrito, os procedimentos
adotados para atender os clientes, sobretudo no que diz respeito aos idosos. O
banco também deve manifestar-se a respeito das denúncias de que idosos se
aglomeram em longas filas na parte externa da agência, a partir de 5 horas da
manhã, para receber apenas 25 senhas de atendimento. Sobre essa manifestação, a
Promotoria de Mauriti estabeleceu prazo de 10 dias.
Ascom MPCE