No Crato, Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional apresenta ações voltadas ao desenvolvimento regional durante o 1º Fórum Desenvolve Nordeste

Secretária Adriana Melo, apresentou as principais ações do Governo Federal na área de desenvolvimento regional e territorial 

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) realizou, neste sábado (17), na cidade do Crato (CE), o 1º Fórum Desenvolve Nordeste. No evento, representantes da Pasta apresentaram as principais ações do Governo Federal nas áreas de proteção e defesa civil, segurança hídrica, desenvolvimento regional e territorial e fundos e investimentos financeiros.

À tarde, equipes técnicas ficaram à disposição dos participantes do evento, entre os quais agentes públicos, privados e organizações da sociedade civil, para tirar dúvidas referentes às ações do ministério.

Entusiasta do fórum, o ministro Waldez Góes não esteve presente por ter sido convocado pelo presidente Lula para missão de socorro às vítimas de ciclone no sul do País. Por isso, o evento foi conduzido pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, e pela secretária de Desenvolvimento Regional e Territorial do MIDR, Adriana Melo.

“É muito importante ver um ministério deste porte aqui no Cariri para nos ouvir, pois o planejamento do Governo Federal, de janeiro para cá, tem sido baseado em escutar a sociedade e as lideranças para saber o que mais importa para cada região, como é o caso do Crato, aqui no Ceará”, afirmou o governador. "Nós acertamos mais quando ouvimos quem vive nas regiões, pois são essas pessoas que sabem os problemas que vivenciam diariamente. Precisamos delas para conseguir diminuir as desigualdades regionais”, ressaltou Elmano de Freitas.

“Estou muito feliz de estar aqui hoje, pois sei como é importante a retomada de políticas públicas que ficaram adormecidas nos últimos anos. Venho pedir para pactuarmos uma agenda de desenvolvimento que envolva as três esferas de governo, além do setor privado, da sociedade civil organizada e das instituições de ensino e pesquisa, que tanto colaboram para o desenvolvimento do nosso País”, destacou a secretária Adriana Melo.

O prefeito do Crato, José Aílton, agradeceu a ida do Governo Federal ao Cariri. “Quero agradecer a presença do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, que veio aqui nos ouvir diretamente, ouvir da nossa população o que realmente precisamos para desenvolver o Crato e os municípios próximos ao nosso, pois assim o trabalho fica realmente bem-feito”, declarou.

Proteção e defesa civil

Durante o evento, representantes de todas as secretarias do MIDR apresentaram as principais ações e políticas de suas áreas. O diretor do Departamento de Reabilitação e Reconstrução da Defesa Civil Nacional, Paulo Falcão, explicou como os municípios atingidos por desastres devem fazer para solicitar recursos federais para socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada.

Já a diretora do Departamento de Políticas e Normas dos Fundos e Instrumentos Financeiros da Secretaria Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros, Erica Domingos, explicou que os gestores municipais têm à disposição ferramentas e mecanismos de fomento e parcerias com o setor privado e de cooperação técnica e financeira com organismos nacionais e internacionais.

O MIDR, por meio das Superintendências do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), do Centro-Oeste (Sudeco) e do Nordeste (Sudene), é responsável pelos Fundos Constitucionais do Norte (FNO), Nordeste (FNE) e Centro-Oeste (FCO) e pelos Fundos de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), do Nordeste (FDNE) e do Centro-Oeste (FDCO). Todos contam com linhas de crédito destinadas ao fomento da atividade produtiva nas regiões atendidas.

Por sua vez, a secretária nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Adriana Melo, falou sobre o Plano Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), que visa reduzir as desigualdades.

Outro tema abordado foram as Rotas de Integração Nacional, que buscam fortalecer sistemas produtivos já existentes ou potenciais, possibilitando que os produtores trabalhem em conjunto, ganhem escala e possam comercializar com outras localidades, estados e até países. Atualmente, há 11 Rotas reconhecidas pelo MIDR: do Açaí, da Biodiversidade, do Cacau, do Cordeiro, da Economia Circular, da Fruticultura, do Leite, do Mel, da Moda, do Pescado e da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Por fim, o coordenador de Obras e Fiscalização do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, Bruno Cravo, falou sobre as ações do MIDR na área de segurança hídrica, que incluem a construção, operação e manutenção de obras de infraestrutura, como barragens, adutoras e canais. Outro tema abordado foi a transposição do Rio São Francisco e suas obras acessórias.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MIDR (Foto: Márcio Pinheiro).


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem