Altaneira: mandiocultura e apicultura ganham reforços após ações dos projetos São José e Paulo Freire

A cidade de Altaneira, no Cariri, passou a contar com dois importantes equipamentos para melhor aproveitamento do mel e da mandioca produzidos pelos agricultores familiares do município. Através do Projeto Paulo Freire (PFF) e do Projeto São José, o Governo do Ceará inaugurou duas unidades de beneficiamento. O secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, participou das entregas representando o governador Camilo Santana, obedecendo as regras de distanciamento social e sanitárias.

Os investimentos totalizam volume de R$ 260.166,44 aplicados na Casa de Mel para 17 famílias da Associação Raízes Culturais de Altaneira (ARCA), por meio do Projeto São José; e na Casa de Farinha, através do Projeto Paulo Freire, aos 70 apicultores da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Sítio Serra do Valério e Açudinho.

A unidade de beneficiamento de mandioca faz parte de um plano de trabalho do PFF desenvolvido em Altaneira de R$ 497.787,60 em atividades de mandiocultura, avicultura caipira, suinocultura e ovinocaprinocultura, com assistência técnica do Instituto Flor do Piqui.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Agrário, os projetos são reflexo da ampla atenção do Governo do Ceará para a agricultura familiar caririense. “O governador sabe das potencialidades dos pequenos produtores familiares e que nesta região a mandiocultura deve ser apoiada incondicionalmente, e Altaneira tem ainda a missão de se juntar aos nossos esforços alcançar mercados seja com a farinha ou com o mel, pois em outros países ele integra o cardápio das pessoas, diferente do modo como é tratado aqui: apenas como remédio”, lembro De Assis Diniz.

Erivelton M. Celedônio - Ascom SDA - Texto e fotos


 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem