Produção científica das universidades cearenses cresceu 16,7% em 2020. A Urca aumentou em 79%

Foto: Carlos Gibaja

A produção científica do Estado do Ceará teve, em 2020, um crescimento de 16,7% no número de publicações de artigos científicos em periódicos internacionais (língua inglesa) em relação a 2019. Em todo o Brasil, o crescimento desse tipo de publicação foi de 5,1%. A informação é da Web of Science, entidade sem fins lucrativos que cataloga e acompanha a produção de pesquisadores de todo o mundo.

De acordo com a Web of Science, todas as universidades cearenses aumentaram sua produção científica nos últimos cinco anos. Entre as universidades públicas estaduais, a Universidade Regional do Cariri (Urca) aumentou em 79% e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) cresceu 26,5%.

Os números refletem uma realidade que pesquisadores têm destacado: a administração estadual vem se consolidando como um suporte cada vez mais essencial para a ciência no Ceará, o que tem feito a diferença na produção de conhecimento e de inovação. Isso proporciona o quantitativo e qualitativo da produção científica, das parcerias com a indústria, da inserção internacional, da interiorização do ambiente de pesquisa.

“Esse reconhecimento mostra que investir em ciência, tecnologia e ensino superior é uma decisão acertada do Governo do Ceará, principalmente em um cenário de diminuição de recursos em âmbito nacional”, diz o titular da Secitece, Inácio Arruda, ressaltando também a atuação do programa Cientista Chefe e o trabalho e a dedicação dos professores, estudantes e funcionários.

As áreas que mais se destacaram em volume de publicações, com cerca de 60% do total, são Engenharia, Química, Ciência da Computação, Agricultura, Bioquímica e Biologia Molecular, Ciências Ambientais: Ecologia, Farmacologia, Física, Saúde Pública Ambiental Ocupacional e Ciência de Materiais.



 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem