Incine prepara documentário sobre a atuação do Coletivo Camaradas na Comunidade do Gesso

Foto: Divulgação

 

A produtora e escola de audiovisual de base comunitária Incine está produzindo documentário sobre a atuação do Coletivo Camaradas na Comunidade do Gesso, no Crato. A Incine produtora/escola é projeto social de organização popular do Território da Imagem, da Associação Mensageiras da Paz, que atua no Mutirão, no Crato.  

O Camaradas foi criado em 2007, desde a sua criação tem ligações com a comunidade, mas é a partir de 2013 que começa a ter uma atuação mais presente com instalação de sede e ações mais constantes.  A narrativa do documentário é contada a partir do olhar dos moradores de várias gerações da comunidade.  Crianças, jovens e adultos contam a partir dos seus entendimentos o que é o Coletivo Camaradas e como é a atuação da organização na comunidade do Gesso.

Organização popular, atuação em rede, articulação política, democratização da leitura, meio ambiente, urbanização, criação de território e construção de narrativa de lugar são questões abordadas nas falas dos moradores de diversas formas.

O coordenador da produtora e escola Incine, o cineasta e professor Luna destaca que o documentário mostra a percepção dos moradores e apontar que as falas apresentam uma forma particular de atuação e organização popular, muito evidenciada pelo campo da literatura e da leitura. Ele acredita que o documentário evidenciará um novo olhar, o qual foge das formas tradicionais fazer política de base comunitária.

O Coletivo Camaradas tem um trabalho de articulação entre organizações da sociedade civil, poder público, instituições de ensino superior, em torno do Território Criativo do Gesso, que foi idealizado pelo próprio Camaradas, que abrange cinco bairros da cidade do Crato, que são: Pinto Madeira, São Miguel, Santa Luzia, Palmeiral e Centro. Essa compreensão de trabalho tem chamando a atenção dos gestores públicos e de pesquisadores e tem colocado a comunidade do Gesso em evidência positiva. O professor Luna diz que esses fatores possibilitam contar uma história e uma trajetória significativa de cultura de base comunitária e organização popular.

O documentário faz parte das ações do Projeto Território Criativo do Gesso, aprovado no edital de Prêmio Fomenta Cultura e Arte do Estado do Ceará, da Secult-CE, através da Lei Aldir Blanc.

Assessoria de Imprensa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem