A aliança PT-PDT permanece no Ceará

Foto: redes sociais de José Guimarães

O PT do Ceará aprovou o nome de Camilo Santana como candidato ao Senado Federal e votou pela permanência da aliança com a base do governador, sobretudo o PDT comandado pelos irmãos Ferreira Gomes. A votação, por unanimidade, foi realizada em plenário híbrido realizado neste sábado, 29, em Fortaleza pelos membros do Diretório Estadual do PT Ceará.

O clima na semana que antecedeu a plenária era de expectativa depois da segunda plenária convocada por lideranças do partido como os deputados federais José Airton Cirilo e Luizianne Lins, ambos pré-candidatos ao governo do estado do Ceará, e do deputado estadual Elmano de Freitas, líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa, leia-se Movimento PT Lá e Cá, que defendia candidatura própria e rompimento com o grupo liderado pelos irmãos Cid e Ciro Gomes (PDT).

Em sua página oficial no Facebook, o deputado federal José Guimarães pontuou que “na resolução ficam definido quatro diretrizes políticas para o Ceará: realizar a campanha de Lula para presidente; manutenção da aliança com a base do governador; indicar o nome de Camilo Santana para disputar a vaga de senador nas eleições de 2022; além de construir chapas proporcionais que permitam ampliar as bancadas de deputados estaduais e federais do partido no estado”.

A partir de agora, as articulações giram em torno da permanência dos partidos aliados que ajudaram na governabilidade do PT de Camilo e Guimarães no poder.

Há quatro anos a coligação vencedora contava com 16 partidos e 24 aliados do governo. A manutenção desses partidos é pouco provável em virtude da ida do presidente Jair Bolsonaro para o PL que faz parte da base de apoio ao governo petista no Ceará. O presidente nacional dos liberais, Waldemar Costa Neto, já sinalizou que só sairá candidato nos estados quem estiver aliado do Planalto. Tal orientação atinge em cheio o grupo de Acilon Gonçalves com forte influência na Região Metropolitana de Fortaleza.

Outrossim partidos da base aliada de Camilo têm se apresentado com pré-candidatos à sucessão: Eunício Oliveira (MDB), Zezinho Albuquerque (PDT) e Domingos Filho (PSD).

Neste caso, Cid Gomes e Camilo Santana deverão entrar em campo com mais frequência para articulações. Camilo já deu o primeiro passo com a filiação de 12 prefeitos ao PT. Os gestores pertenciam ao PL, PSB e Republicanos. Ambos (Cid e Camilo) não falam, mas a tendência é que a vice-governador Isolda Cela (PDT) seja ungida candidata ao governo do Estado.  


 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem