Instituto Juazeiro Bom de Bola – uma lição de cidadania

Foto: Divulgação/IJBB

A esperança que brota do Horto. Diariamente dezenas de crianças carentes dos mais variados pontos da cidade se deslocam para o Campo do Horto onde praticam as três modalidades do futebol: campo, society e salão. Eles fazem parte do Instituto Juazeiro Bom de Bola, um projeto sem fins lucrativos, cuja proposta basicamente é a inclusão social.

Atualmente, na base do Horto, são assistidos 160 crianças e jovens de oito a vinte anos de idade oriundos de nove localidades de Juazeiro do Norte: Horto, Socorro, Vila Três Marias, Carité, Salesianos, Antônio Vieira, Juvêncio Santana e conjuntos Tenente Coelho I, II e II. Em breve, será instalado espaço no bairro Mutirão com previsão de abrigar mais 140 alunos.

A ideia partiu do desportista Cícero Jakson Pereira Maia (Jackson Pilha), que atuou no futebol profissional da região do Cariri, justificando que o Instituto Juazeiro Bom de Bola objetiva proporcionar às crianças e aos jovens em vulnerabilidade social uma ocupação saudável por meio do esporte, buscando a integração social, construção de valores, socialização, disciplina, respeito, solidariedade e cooperação.

Ele conta que o projeto existe desde 2019, porém somente a partir de janeiro deste ano, juntamente com alguns amigos, decidiu criá-lo de fato e de direito, com a denominação de Instituto Juazeiro Bom de Bola. Além da parte esportiva e de formação para o pleno exercício da cidadania, Pilha não esconde a esperança de que entre estes jovens surjam atletas de alto rendimento que possam se destacar no mundo esportivo.

Para ingressar no programa, um dos critérios é estar matriculado e frequentando a escola. São fornecidos materiais esportivos (kits, chuteiras, bolsas e ternos), além de uma alimentação a base de frutas.

A única parceria existente é com uma empresa privada (Comgelo), quem fez a doação de R$ 50 mil para o projeto do Mutirão. As tratativas para fechar uma parceria com o Governo do Estado do Ceará já foram iniciadas e o fundador está confiante de que será concretizada. 

Serviço:

Instituto Juazeiro Bom de Bola (Organização de Sociedade Civil, reconhecida como de utilidade pública)

Avenida Joaquim Ferreira de Melo, 76, bairro Aeroporto

CEP: 63.021-250 -  Juazeiro do Norte – Ceará

Endereço eletrônico: juazeirobomdebola@gmail.com


 


 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem